terça-feira, 3 de agosto de 2010

A recomendação de uma dieta e nutrição saudável, equilibrada e a prática regular de atividade física, indicada para quem deseja eliminar peso no caso de obesidade e/ou sobrepeso serve também para quem deseja ganhar peso; principalmente em massa muscular.


Pessoas magras também desenvolvem doenças como: colesterol, hipertensão ou diabetes.


Portanto, nada de exagerar nos doces, frituras, alimentos tipo fast-food, embutidos, queijos amarelos, etc.


O mais importante é se mantiver saudável, magrinho ou gordinho!

 
O ideal é sempre consultar um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar específico para você, de acordo com as suas necessidades. Ele também poderá avaliar a necessidade ou não do uso de suplementos alimentares.

 
Mas vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a ganhar alguns quilinhos sem prejudicar sua saúde:


• Evite ficar mais de 2 horas sem se alimentar;


• Faça de 5 a 6 refeições diárias;


• Prefira os carboidratos, principalmente os integrais. O carboidrato é excelente fonte de energia e os cereais integrais altamente nutritivos;


• Adicione azeite de oliva na sua salada. O azeite além de aumentar o seu consumo de calorias, te ajudará no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;


• Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas "gorduras boas" (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares;


• Pratique musculação. Essa atividade favorecerá o aumento de massa muscular e conseqüente aumento de peso.
Uma estratégia para ganhar peso é consumir uma dieta com muitas calorias, ou seja, hipercalórica. Porém, é importante não sair por aí comendo produtos ricos em calorias, mas com pouco valor nutritivo, como os sanduíches de lanchonetes fast-food por exemplo. O indicado é consumir uma dieta que, ao mesmo tempo em que seja hipercalórica, também forneça os nutrientes apropriados, vitaminas e sais minerais.


Outro ponto a ser levado em consideração ao adotar uma dieta hipercalórica para ganhar peso é verificar que ela seja equilibrada, contendo as quantidades apropriadas de todos os grupos de alimentos: proteínas, gorduras e carboidratos.


Os alimentos ricos em carboidratos, como massas e pães, fornecem muitas calorias para o ganho de peso. As gorduras são ricas em calorias, porém podem elevar seu colesterol ruim (LDL). Procure consumir as "gorduras das boas" mono-insaturada, ômega-6 e ômega-3, contidas em nozes e peixes, pois estas elevam o bom colesterol (HDL) e são benéficas à saúde, ao mesmo temo que evita as "gorduras do mal" trans-saturada e saturada, presentes em alimentos como frituras, manteiga e margarina. O consumo de proteínas também é importante, porém é preciso certificar-se que não está havendo uma ingestão excessiva que possa sobrecarregar os rins e funções hepáticas.
 Para que seu organismo absorva melhor os alimentos consumidos, procure mastigá-los bem, já que isso favorecerá a digestão. Uma estratégia para aumentar sua capacidade de ingestão de alimentos é elevar gradativamente a quantidade das refeições para que a capacidade do estômago seja aumentada. A musculação, aliada a uma dieta hipercalórica, também pode ajudar a ganhar peso.


Nutricionista: Edna Arenas


CRN:14329


Nenhum comentário: